terça-feira, 1 de julho de 2014

Indecisões com a cozinha...Help me!!!

Olá galerinha do bem!!! Tudo bem com vocês???

Já tinha comentado por aqui que já fechamos a cozinha, claro que isso é motivo de alegria e fiquei muito feliz, mas..........não ficou exatamente como eu estava sonhando.
Deixa eu contar desde o início.
Quando minha sogra reformou a casa dela (uns 3 anos atrás) eu amei a disposição da cozinha dela. Achei que super integra a pessoa que está cozinhando. Ela colocou a pia no balcão que separa a cozinha da sala de jantar ou copa como ela diz; como se fosse uma pia em ilha, desta forma a pessoa que está na pia ou fogão consegue bater um papo tranquilamente com quem está do outro lado do balcão.
Desde que começamos a planejar nossa casa, eu já falava pro meu marido que queria assim.
Depois que a casa já estava em pé começamos a planejar a disposição da casa toda, então e a rascunhar a cozinha. Ele tentou de um jeito e de outro até que chegou à conclusão de que não daria certo da maneira que eu tanto queria, claaaaro que não fiquei convencida, rs!!!
No final do ano marido tirou férias  e passamos uns 20 dias na nossa cidade! Neste período visitamos às casas novas de dois amigos, e ambos fizeram a casa toda em uma loja nova de planejados que tinha aberto lá, o dono é amigo de um deles e os dois indicaram, de fato ficou tudo lindo, material de ótima qualidade.
Ligamos pro cara pra fazer um pré projeto e no dia seguinte ele já estava na nossa obra. Ele foi super atencioso tirou as medidas da casa toda e marcamos pra ir na loja dele no outro dia.
Quando chegamos lá ele estava com os projetos prontos. Hoje vou me concentrar no da cozinha, rs.
O projeto ficou lindo, mas.....não estava no layout que eu queria, o projetista repetiu o que meu marido já havia me dito, então me dei por vencida. Fizemos poucas modificações, escolhemos as cores e fechamos como pré venda, a entrega está prevista pra janeiro, quando a casa (se Deus quiser) estará pronta pra receber a cozinha.
Minha mãe também está reformando a casa dela (10 anos após o previsto- assunto para outro post) e também compartilhava da mesma vontade que a minha, fazer uma cozinha no mesmo estilo que a da minha sogra. Em abril ligamos para o projetista, e adivinha... foi até a casa dela, tirou as medidas, e quando apresentou o projeto fez na mesma disposição que na minha, e ela fez o que eu devia ter feito, bateu o pé, rsrs. Acabou que o projetista desenhou outra cozinha e fez dar certo, do jeitinho que ela queria.
A diferença é que ficou com uma quantidade menor de armários e por isso uns 30% mais barata. Então entendi a resistência dele em fazer como queríamos. Conclusão gostei da minha cozinha e amei a da minha mãe.
Estava decidida a voltar lá e mudar o projeto, mas os argumentos do marido me fizeram pensar melhor.
1) os conduites e caixinhas para tomada já estavam todos no lugar de acordo com o projeto que foi feito.
2) na nova disposição teríamos menos armários e o marido tem medo dele não fazer nenhuma diferença pelamodificação, já que quando fechamos ele fez muuiiitos descontos, pois tem a intenção de fazer o resto da casa.



Vou mostrar as fotos dos dois projetos, me dêem a opinião de vcs. O que fariam??



1) Projeto da minha casa

a mesa não faz parte, só ilustrativa.







pretendo tirar estes nichos, não gostei muito não, rs.

2) Cozinha da minha mãe




E aí me digam o que acham!!! Bjo e obrigada pela visita!!!



22 comentários:

  1. Bruna os 2 projetos ficaram lindos, na casa da minha mãe a pia ficou como na segunda opção virada para a sala afinal da pra interagir melhor com o povo, seu projeto está lindo mas eu sou do tipo que quando cismo com uma coisa vou até o fim, pra depois não ficar com aquele pensamento na cabeça de "ah não era isso que eu queria".... Bjinhos...

    http://cantinhonailha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria, decisão delicada, porque pode envolver algum prejuízo financeiro, mas também ficar com aquele e se, é bem complicado. Preciso tomar uma decisão logo, pois vão fazer a hidráulica, e aí já não terá mais jeito, rs. bjo!!

      Excluir
  2. Oi Bruna, os dois projetos são lindos, mas se fosse a minha casa eu colocaria uma ilha com o fogão onde tem a bancada com as banquetas brancas. A pia eu deixaria onde está. E na ilha seria pra ficar cozinhando e preparando os alimentos. Se você não tem espaço poderia deixar ela em "U" como está no desenho.

    http://acasadaclaudia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, acho a ideia da ilha bacana, mas acontece que para isso teria que colocar aquela coifa que é suspensa no teto. E ela é bem mais cara, e pra valer o investimento maior tem que ser uma coisa que queremos muiiiittto, e não é o meu caso, e além disso eu sou um pouco atrapalhada rs, e acho que a pia em frente ao fogão pode me embaralhar um pouco, kkk. Talvez tenha que manter assim mesmo em "U". Bjo!!

      Excluir
  3. Oi Bruna, os 2 projetos estão lindos, mas sou meio suspeita para palpitar porque sou do tipo que quando quer uma coisa bato o pé até conseguir, assim não fico naquela pensando que "poderia ter feito como pensei, não gostei", rsrs lá em casa marido também não esta concordando muito com o projeto que quero para a nossa cozinha, mas já falei que não abro mão porque vai ser eu que vou usar, kkkkkk e além do mais sei que depois de tudo prontinho ele vai amar e acabar concordando que eu estava certa, rsrs eu particularmente optaria pelo projeto nº 1, gostei mais da disposição dos móveis, mas se vc não esta satisfeita e realmente quer mesmo do seu jeito que é o projeto nº 2 , então bate o pé!!! rsrs
    .... acho que depois que o seu marido ler isso ele vai matar a gente, kkkkkk

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, também sou do estilo que bato o pé, mas nesta fase da obra tenho que ser racional,rs. O dimdim já está bem curto e ainda tem muuuuuuita coisa pra fazer, estou pensando em conversar com o projetista e pedir um novo projeto, pra fazer uma análise em cima de um projeto real, este que mostrei é o da cozinha da minha mãe (que é menor que a minha) e aí sim decidir, pois se for dar um preju, aí acho que não vai rolar, também preciso conversar direito com o marido, rs, ele não é de se opor, mas é bem pé no chão. bjo e valeu pelo pitaco!!

      Excluir
  4. Oi Bruna . Ai não fique arrependida pq as duas cozinhas são lindas . Eu realmente não sei o que faria , agora fiquei na duvida , pq essa ideia da pia do outro lado ficou bem legal tb . Eu sou daquela pessoa que fico com aquilo na cabeça do ai eu queria aquilo e bato o pé . Mais tb tem alguns coisas aqui no apê que eu não bati o pé na hora certa e depois foi tarde demais . Mais fique tranquila que o seu projeto esta Lindoooo ... a gente sempre tem essa né de ficar achando que a outra coisa ia ficar melhor e tal , mais pense que as vezes nem ia . Beijus

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari!! Decisão difícil né, rs, é o que vc disse, perdi o time de bater o pé, kkk. Mas ainda vou fazer uma tentativa com o projetista e dar uma analisada, talvez tenha que ver minha cozinha nesta disposição até pra desencanar e concordar com o meu marido que como está vai ficar melhor, ou não... eu também achei linda assim. bjo!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, tudo bem?
    Sou nova aqui no seu cantinho e não conheço sua história ainda (vou me atualizando aos poucos.. rs)
    Sou meio suspeita pra falar, porque a minha cozinha vai ficar muuuito parecida com a sua.. Então é claro que eu gostei =)
    Como no meu apartamento a cozinha é convencional, eu já estou achando uma super integração transforma-la em cozinha americana. Nem pensei em colocar pia e/ou fogão virado pro lado da sala.
    E olha, passei uns dias na casa de uma amiga essa semana (estou de férias.. uhuul) e a disposição das coisas na cozinha dela é bem parecida com a nossa. Foi super tranquilo, eu ficava na sala tomando conta da filha dela enquanto ela cozinhava e a gente conversava até.
    Acho que você não deve ficar repensando, já que não da mais pra mudar. Passe a olhar para o projeto com outros olhos, vendo os pontos positivos, que você ficará mais feliz =)
    Beijos!

    http://decorandoetal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Thaís, seja bem vinda!!!
    É acho que você pode ter razão, também achei o projeto lindo, é que às vezes quando encano com alguma coisa, sou meio cabeça dura, rs, mas talvez mudar de ótica seja a melhor opção!!! bjo e volte sempre!

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna...posso te falar? Olha quando a gente tem a possibilidade de ter uma bancada grande na cozinha..dificilmente alguém vai pra sala.....a galera chega e fica por alí mesmo..tomando uma birita, comendo alguma coisa e jogando conversa fora...então, não tem como não interagir com essa galera q estará sentada no seu balcão...pq tá td junto no mesmo ambiente...a única coisa q eu faria é aumentar um puco o comprimento do balcão pra caber pelo menois mais umas 2 banquetas...Sabe pq eu to falando isso...pq minha sala, é minha menina dos olhos...comprei sofazão, poltronas, tem uma boa mesa, fiz barzinho e tal...mas todo mundo pára é aqui na cozinha..fica até meio amontoadinho, mas ficam todos aqui...só as crianças q se espalham.então se fosse eu, investiria mais no tamanho na bancada e deixaria o resto como está..achei lindo o projeto! Bjks e boa sorte nas escolhas!

    ResponderExcluir
  9. Oi Kátia, pior é que você está certa, acaba todo mundo na cozinha mesmo, rs. Agora quanto a aumentar o balcão,eu pretendo deixa-lo um pouco mais largo e se realmente o projeto for mantido (eu acho que vai) quero fazer uma mesa de vidro acoplada começando na lateral e indo para dentro, vi uma numa revista e adorei, acho que fica prático para refeições rápidas. Num próximo post coloco pra vcs verem o que acham!! bjo e obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  10. Oiii Bruna...
    De verdade?? Sua cozinha ficou tão lindaaa que acho que eu no seu caso não trocaria... Mas se quer muito, tem muita vontade e desejo e acha que vale a pena a mudança, ai sim...
    Mas achei um charme viu?!...
    Tem coisas que imagino no apê e sou "barrada" também por ser impossível fazer daquele jeito, e acabo começando a gostar do jeito que é possível e tenho certeza que ficará lindo =)

    Beijinhos!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Grazi, acho que já estou começando a olhar diferente, rs, gostando mais!!!
    Nem tudo dá pra fazer exatamente como queremos,mas não significa que da outra forma não vai ficar legal, isso é um fato, rs.
    valeu pelo pitaco!! bjo!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruna...
    Que difícil, ainda mais, dar pitaco na vida, -casa- dos outros, né?! Mas, já que você concedeu essa possibilidade, vamos lá:
    O projeto da minha cozinha, tem uma bancada exatamente assim, como a do 2º projeto que você postou, idealizando exatamente poder preparar e fazer as comidinhas, tendo acesso ao restante todo da casa, ou seja, salas de vídeo e jantar. Pra mim, é exatamente o que sempre quis.
    A dúvida é cruel, ainda mais quando se fala em orçamento....a certa altura acredito que tudo vai ficando mais difícil e tendo que ser repensando com muito carinho.....só não pode bater arrependimento depois e vir a causar discussões com o marido, tipo: "Viu, não era assim que eu queria!" "Do meu jeito teria ficado muito melhor...."
    Conversem muito....e, cheguem juntos a uma opinião...de comum acordo, viu....rrsrs
    MAS, vai saber, né? Só vocês mesmo!!!
    Beijos e boa sorte na decisão, e, que seja a mais acertada!
    Patrícia Fagundes - http://lardapatricia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, seja bem vinda e fique à vontade para dar pitacos, rs. Gosto do segundo projeto (que é da casa da minha mãe) justamente pela interação, assim como você todo mundo que tem, adora, mas por outro lado, se eu fizer esta opção, na minha cozinha caberão menos armários, sem falar que terei que mudar o lugar de todas as caixinhas para tomada, que já estão prontas, então acabei tendo que bater o martelo ontem, para o eletricista poder fazer a elétrica. E com relação ao meu marido, não tem essa de ficar brigando depois não, rs. Nós sempre acabamos chegando num acordo, ele é tranquilo, na maioria das vezes ele cede, mas desta vez os argumentos estão fortes, rs!! bjo!!

      Excluir
  13. Olá Bruna!!
    Acabei de conhecer seu blog!!
    Gostei dos dois projetos... ficaram lindos...
    Eu também gosto muito da ideia de ter a pia na bancada... no início queria o fogão, mas com o preço das coifas de ilha acabei desistindo e colocando a pia na ilha... (só no projeto por enquanto)... um pouco pela interação com as visitas e também porque se tiver um pouco de louça na pia não fica visível dos outros cômodos... hehehe

    mas é uma decisão difícil... porque por um lado você vai passar muito tempo dentro da cozinha... e por outro lado... tudo que aumenta o orçamento tem que ser muito bem analisado...

    Bjuss da Fer
    http://anossacasaemconstrucao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer, eu também acho ótimo este fato da louça não ficar visível dos outros cômodos, rs, mas desta vez fui voto vencido, por motivos práticos (R$) acabei optando por ficar com o projeto já existente, acho que não vou me arrepender não, rs. bjo e obrigada pela visita!!!

      Excluir
  14. Oi Bruna, obrigada pela visita lá no blog. Pelo que li por aqui então vc já se decidiu em ficar com o projeto 1. Olha, ele está lindo, vc não vai se arrepender. Em alguns momentos a gente precisa saber ser racional e não somente emoção.Por questões financeiras tb tive que abrir mão de alguns itens durante a construção, e nem por isso a casa deixará de ficar agradável ou confortável. Mudanças tb são bem vindas e em algumas coisas a gente precisa aprender a "abrir mão".Vai ficar linda a sua cozinha. Agora é pensar no que tem pela frente..
    Abraços
    http://minhamaisnovacasa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Sônia, é já me decidi sim, você tem toda razão, temos que saber ceder em alguns momentos. Já estou gostando mais dela assim, rs. Obrigada pela visita. bjo!!

    ResponderExcluir
  16. Então Bruna, os dois são lindos!! E pelos comentários vi que não optou pela ilha com a coifa que ficaria muito linda e elegante...mais faz o que seu coração quer, para depois não se arrepender. Quanto aumentar o balcão concordo, para você ter um espaço bem mais distribuído e não ficar apertadinho..rsrs (coisa que na sua cozinha nem querendo né).

    Bjim
    Kell

    http://sonhandocomnossoapeger.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, acredite se quiser, até agora o assunto cozinha, ainda está em pauta aqui em casa, rs, mas ilha com cooktop e coifa não estão no meu projeto, o que eu queria era a pia no balcão, vamos ver como isso acaba, rs!! beijo!

      Excluir