domingo, 9 de novembro de 2014

Spots de led e plafons de embutir. Como fazer a melhor escolha?

Olá vizinhança querida, hoje vim compartilhar com vocês minhas dúvidas e decisões sobre a iluminação da casa. Como o gesseiro começará a trabalhar em casa daqui a 15 dias, e ele fará a furação para  os spots e luminárias embutidas, tínhamos que comprar os spots e as luminárias de embutir imediatamente.



Vou listar pra vocês os itens de iluminação embutidos no gesso que usaremos em casa, as luminárias externas compraremos só quando a casa estiver pronta.
  • hall de entrada: 1 plafon quadrado de embutir ultra slim super led 9w 6000k
  • sala de estar: 7 spots super led 3 w 3500k
  • corredor: 1 plafon quadrado de embutir ultra slim super led 9w 6000k
  • lavabo: 2 spots super led 3w 3500k
  • sala de jantar: 7 spots super led 3 w 3500k, 1 plafon quadrado de embutir ultra slim super led 9w 6000k
  • cozinha: 4 spots super led 5w 6000k, 2  plafon quadrado de embutir ultra slim super led 25w 6000k
  • escada: 1  plafon quadrado de embutir ultra slim super led  12w 6000k 
  • suíte:  5 spots super led 3w 3500k.

Olhando assim esta listinha pronta parece super fácil, o grande problema é que fomos nós  (marido e eu) que fizemos o projeto do gesso e iluminação e não sabíamos absolutamente nada sobre luminotécnica, que é bastante complexa. Quantos W? O que é isso? branco quente ou frio? hã?? Quantos lumens? Nem sabia se usaríamos led ou dicroica. Sabíamos simplesmente que precisávamos de 25 spots e algumas luminárias de embutir.

Alguns meses atrás fuçando nos blogs vizinhos, vi um post no blog da Cris Dellani do Meu palácio de 64m, (para ver é só clicar post 1 Cris Dellani), no qual ela falava sobre suas dúvidas na compra dos spots, li o blog e os comentários e algum tempo depois um post sobre as decisões de compra destes itens, (para ver é só clicar  post 2 Cris Dellani) a Cris é muito metódica e lendo este post, já comecei a ter uma ideia do terreno que eu estava pisando, vale à pena. dar uma olhada.

Decidimos que sempre que possível daríamos preferência às luzes de led, como a casa é grande e terá bastante iluminação,  toda economia na conta de energia é bem vinda,  além disso está previsto para o ano que vem um aumento de mais de 35% na tarifa de energia na nossa região.
Fomos buscar mais informações à respeito.  A internet está repleta de páginas sobre iluminação,  deu para termos uma ideia melhor do que precisaríamos, mas o que quero compartilhar com vocês foi um site que faz um resumo bastante simples sobre o que precisamos saber para comprar iluminação de led, e ainda tem uma ferramenta muito legal. Trata-se de uma calculadora luminotécnica na qual você preenche as informações sobre o seu ambiente, e ela calcula a demanda em lumens que você vai precisar, e numa segunda parte você preenche quais tipos de lâmpadas usará (led, fluorescente, incandescente), quantidade e potência em wats e a calculadora  irá comparar a demanda com o fornecimento se é adequado ou não. Só faço uma ressalva, para quem quiser utilizar, ela funciona muito bem no caso da demanda, porém não existe uma padronização para as lâmpadas de led com relação à equivalência da potência (w) em lumens, a calculadora adota um número como parâmetro, mas nem sempre este número é real, então o que fizemos por aqui foi; a princípio usar a calculadora para termos uma idéia de por onde começarmos ( pelo menos sabíamos se procuraríamos lâmpadas de 3, 5, 6 ,7, 9,...w), mas antes de comprarmos, olhávamos nas especificações do produto, a quantidade de lúmens emitida e assim comparar com o número que a calculadora fornecia para a demanda do ambiente.
link do site que falei guia para comprar lâmpadas led. Dento dele vocês encontrarão o link para a calculadora luminotécnica.

Outro item importante: decidimos quais ambientes gostaríamos que tivesse uma luz mais fria, e quais uma luz mais natural, (no nosso caso não queremos luz quente), para decidirmos quantos k as lâmpadas deveriam ter?

Também é importante observar os tipos de encaixe dos soquetes, para ter certeza de que as lâmpadas encaixarão nos spots; para facilitar comprei a maioria dos spots já com as lâmpadas, kits prontos para a instalação, exceto os de cristal que não encontrei com as lâmpadas. (Estou apaixonada pelos spots de cristal que comprei para o lavabo e para o bar, mostro assim que chegarem).

Compramos tudo pelo mercado livre, com vendedores de excelente reputação e paguei pelo mercado pago, assim que receber mostro pra vocês e indico os vendedores se atenderem às expectativas, (espero que sim).

Não estou em hipótese nenhuma desmerecendo o trabalho de profissionais da área, com certeza um projeto luminotécnico feito por um profissional capacitado sempre é a melhor opção, apenas estou mostrando pra vocês algumas ferramentas que nos ajudaram a fazer nossas escolhas.

Espero ter contribuído um pouquinho com quem estiver numa situação parecida com a minha, afinal os blogs de vocês já me ajudaram tanto!!

Ótima semana


19 comentários:

  1. OI Bruna, também achei bem difícil escolher a iluminação da casa, não sabia exatamente a quantidade necessária e nem quanto ao quente e frio. Usei quente nos quartos e na sala e frio na cozinha, banheiro e garagem. Acho que vamos ter uma iluminação parecida, também comprei esses spots e os plafons de led. Mostra tudo quando ficar pronto.
    Se quiser ver como ficou minha iluminação da uma olhada no blog, ainda não está toda pronta.
    Abração

    acasadaclaudia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar Cláudia que mostro sim, vou lá conferir sua iluminação, assim já vai dar pra ter uma ideia de como vai ficar lá em casa. Você também comprou pelo mercado livre?
    Abraço pra você também!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não terminei de colocar as luminárias daqui de casa. Falta terminar isso e o espelho da sala. São tantos detalhes quando queremos deixar tudo do nosso jeito.

    Beijocas
    Danielle
    betweenteaandcoffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É assim mesmo Dani, lá em casa as luminárias externas também compraremos bem depois, mas aos pouquinhos vamos deixando como sonhamos, bjo!!

    ResponderExcluir
  5. Dá trabalho, mas deve ser uma delicia preparar tudo do cantinho.
    Espero um dia estar fazendo essas pesquisas para a minha casinha tb!
    Depois mostra a foto de como ficou pra gente!

    Bjus

    Taty

    ResponderExcluir
  6. Oi Taty, é verdade dá trabalho, mas é super gratificante, se Deus quiser antes do que você imagina será a sua vez, tudo no tempo de Deus! Pode deixar que mostro sim, bjo!!

    ResponderExcluir
  7. Oii Bruna!! Fiquei muito feliz em ver que consegui te ajudar de alguma forma, essa fase da iluminação não é muito fácil, parece simples, mas são tantos detalhes que confundem a gente!
    Tenho certeza que fará ótimas escolhas, adorei seu post, vai ajudar muita gente!
    Beijos

    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, que bom que gostou do post, seu blog já me ajudou em várias fases da obra. Vou procurar o botão. beijo e volte sempre, rs!!

      Excluir
  8. Bruna, coloca aquele botão para seguir com a conta do blogger, assim cada vez que vc faz um post novo, consigo acompanhar, aparece na minha página inicial do blogger!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, qual é o nome deste botão que está falando, pois só encontrei aquele que chama seguidores do google+, e eu já tenho. está ao lado da minha foto, no canto direito no início da página, não sei se há algum outro, bjo!!

      Excluir
  9. Pessoal estou construindo e chegou o momento de botar os plafons. Dificil escolha da iluminacao ideal, pq penso no led, mas deconheco a intensidade de luz emitida, uma vez que meu parametro sao luzes fluorescentes ou incandescentes, vcs tem ideia da relacao por m2?

    ResponderExcluir
  10. Muito Legal... Esse assunto gera muitas dúvidas.
    Iluminação Led

    ResponderExcluir
  11. Olá, qual loja vocês recomendam pra comprar esse material online? E qual marca de plafon led é mais recomendável?

    ResponderExcluir
  12. Gostei das dicas, pena que faltou uma recomendação de um bom local para comprar! pesquisei e encontrei esse site https://www.playlight.com.br/plafon-embutido-teto ótimo custo benefício e atendimento, super recomendo!

    ResponderExcluir
  13. Gostei das dicas, pena que faltou uma recomendação de um bom local para comprar! pesquisei e encontrei esse site https://www.playlight.com.br/plafon-embutido-teto ótimo custo benefício e atendimento, super recomendo!

    ResponderExcluir
  14. nossa me ajudou muito na hora de trocar meus materiais eletricos zona norte sp, muito obrigada mesmo, recomendo esse blog a todos do ramo eletrico, ótimo

    ResponderExcluir